sexta-feira, 6 de abril de 2018

Dê uma nova função para uma Iuminária de Emergência que não funciona mais


Para funcionar corretamente, uma luminária de emergência deve ficar ligada à rede elétrica AC da casa ou do escritório por dois motivos: para carregar a bateria no seu interior e para que seu circuito interno seja acionado quando a rede elétrica for cortada.

No entanto, ao longo dos anos, a bateria vai perdendo sua autonomia. Muitos não sabem, mas a longevidade do aparelho pode ser aumentada um pouco mais se, pelo menos de vez em quando, tiver o hábito de desligar a luminária da tomada e deixar sua bateria interna gastar até o fim (mas ninguém faz isto, né?). Outra coisa que também ajuda a conservar a autonomia da bateria é retirar o aparelho da tomada quando a energia acabar, e deixar a bateria gastar até o fim antes de colocar a tomada de volta na rede elétrica, evitando-se assim, o vício da bateria (outra coisa que ninguém faz).

Cuidados deste tipo são fundamentais para que o aparelho dure, tranquilamente, entre 5 a 8 anos. porém, como eles são baratos demais (alguns aparelhos chegam a custar apenas R$20,00), o mais comum é jogar fora e comprar um novo.

Obs: luminárias de emergência possuem baterias que podem contaminar o solo e lençol freático. Nunca jogue este aparelho em um lixão e, quando for fazê-lo, dê preferência ao lixo de material reciclável. O meio ambiente agradece.

Quando você compra um novo, o que faz com o velho? Pois saiba que sua luminária antiga pode ser reutilizada!

Neste projeto eu demonstro como modificar uma luminária de emergência para um outro propósito (neste caso, transformei ela numa "lanterna").

Pegue uma luminária antiga, remova a bateria e todo o circuito interno. Coloque um clip de bateria 9V ligado diretamente aos fios da placa. Um fio estará na cor preta e o outro na cor vermelha. O vermelho deve ser ligado ao positivo e o preto no negativo. Coloque a bateria dentro da carcaça da luminária e feche ela novamente, com os parafusos. Você pode incrementar sua luminária, colocando um botão de acionamento, se preferir. São inúmeras possibilidades.

Uma dica: você pode usar a sua luminária modificada como um farol para bicicleta. 

Assista ao vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário